Group portrait of adorable puppies

Formei, e agora? Quais as possibilidades para o profissional de veterinária?

Durante o curso de graduação, aparecem as oportunidades de estágio, onde pode colocar em prática o que aprendeu e se aperfeiçoar. Sendo comum o seguir por este com o estágio até ser contratado.

Mas existem muitas oportunidades neste mercado, fazendo com que o profissional analise qual a área de atuação que mais se encaixa ao seu perfil e sua aptidão profissional. Não esquecendo de estudar o mercado e a concorrência. estudar o mercado, a concorrência.

São várias as possibilidades de atuação, podendo trabalhar em clínicas particulares ou públicas, atendendo diversos pets, se especializar em cirurgias, e ainda escolher seguir a carreira acadêmica.

Formas de atuação do veterinário

*Colaborador

Depois de formados é comum que muitos veterinários não tenham condições financeiras para abrir sua própria clínica ou hospital veterinário. Existindo a possibilidade de trabalhar como colaborador em uma clínica veterinária ou em um hospital.

São dois tipos de contratação de um colaborador:

Contratação CLT

A contratação por CLT é aquela que tem assinada a sua carteira de trabalho (CTPS). Sendo o empregador obrigado a cumprir com os encargos trabalhistas de acordo com a legislação

O médico veterinário terá direito a salário fixo, férias e 13º salário, precisa ter a sua contribuição para o INSS e FGTS recolhida. Também recebe direitos em caso de demissão que não seja por justa causa ou solicitada pelo profissional. Tem direito ao aviso prévio, multa do FGTS, horas extras e pagamento do seguro-desemprego.

Seu dever é de trabalhar nos horários determinados entre as partes.

*Autônomo

A contratação do médico veterinário como autônomo, não tem carteira assinada, porém deve ser uma inscrito no INSS, e precisa emitir nota fiscal pelos trabalhos realizados.

Não tem direito aos encargos da CLT, como FGTS, aviso prévio, horas extras e pagamento do seguro-desemprego.

Por outro lado, ele possui maior autonomia para trabalhar, não sendo subordinado ao responsável pelo pet shop, não possuindo horário fixo e não precisando comparecer no local de trabalho todos os dias.

Pode ser acordado o recebimento por consulta realizada, deixando uma  parte com a clínica.

*Veterinário a domicílio

Abrir e manter uma clínica tem um custo alto, como aluguel, contratar colaboradores, comprar equipamentos, gasto com manutenção entre outros gastos, tornando difícil para o veterinário recém formado.

Uma possibilidade seria atender a domicílio. Já que pode unir o conhecimento e poucas ferramentas de trabalho, com custo baixo.

Para isso, será necessário ter uma estratégia de marketing, para fazer sua divugação.

*Abrir uma clínica de veterinária.

De olho no mercado, com uma demanda crescendo a cada ano de pessoas com pet, o profissional de veterinária pode abrir sua clínica de veterinária, e até agregar ao negócio o pet shop.

Com um plano de negócio, um planejamento tributário feio por um profissional de contabilidade, com uma boa gestão financeira, não esquecendo a importância de divulgar seu negócio nas redes sociais através do marketing digital.

Gostou do artigo? Deixe um comentário.

Nos siga nas redes sociais:

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *