Diferença entre clínica e consultório

O que é um consultório médico?

O consultório médico é um espaço de atendimento à saúde humana em que um ou mais profissionais se reúnem para realizar consultas de acompanhamento de pacientes, pede e analisa exames, e dar diagnóstico.

O espaço do consultório destina ao atendimento do paciente, pois sua estrutura não comporta cirurgias, procedimentos e atividades que exijam um espaço específico.

No consultório é o ambiente em que, geralmente há o primeiro contato do médico com o paciente, que pode evoluir depois para o atendimento em uma clínica médica ou mesmo em um hospital.

O que é uma clínica médica?

Uma clínica médica é um ambiente que pode ter diversos consultórios médicos, espaço para exames e até mesmo para pequenas cirurgias.

Uma clínica tem foco nos atendimentos de saúde que exige uma estrutura mais robusta e equipamentos diferenciados, bem como leitos, CTI e até mesmo UTI. 

A diferença para um hospital, geralmente, é por não contar com serviço de urgência e de emergência, sendo voltada, prestando de saúde que, não representam necessariamente um risco à vida humana iminente. 

A clínica médica é mais complexa, requer uma infraestrutura diferenciada e, consequentemente, maiores investimentos para que possa prestar serviços de saúde de qualidade, com segurança, respeitando as normas e condições para funcionar.

Diferente dos consultórios, as clínicas são abertas através de um CNPJ.

Qual a diferença entre clínica e consultório médico?

Enquanto o consultório médico é um espaço em que, normalmente, atua um ou mais médicos, a clínica médica exige mais colaboradores, médicos altamente especializados e atendimento multidisciplinar.

Normalmente, em um consultório são prestados serviços de atendimento primário, ou seja, aqueles destinados ao diagnóstico e acompanhamento de saúde de pacientes. Como o próprio nome diz, nele são realizadas consultas médicas.

Já em uma clínica médica podem ser realizadas cirurgias, procedimentos e, ainda, consultas, tal como em um consultório.

Por conta da complexidade desse tipo de atendimento que uma clínica médica presta, sua estrutura requer leitos, UTI e CTI e, consequentemente, pessoal especializado para essas funções.

No entanto, uma clínica difere, ainda, do atendimento realizado em um hospital, uma vez que não há ali serviços de urgência e emergência.

As diferenças entre consultórios, clínicas são de acordo com os seguintes aspectos:

*Infraestrutura do local;

*Atividades desempenhadas;

*Jurídico.

No caso, cada um dos estabelecimentos apresenta uma infraestrutura diferente, tem atividades diferentes e são regidos por legislações diferentes.

Diferenças na infraestrutura

As diferenças na infraestrutura de uma clínica e de um consultório estão ligadas ao tipo de atendimento que cada um desses espaços presta. 

Por prestar atendimentos de acompanhamento do quadro de saúde de uma pessoa e, ainda, de diagnósticos, os consultórios possuem estruturas de atendimento mais simples do que aquelas essenciais para uma clínica poder funcionar e prestar todos os atendimentos.

As clínicas, precisam de espaços muito mais amplos e complexos, já que são ambientes onde são prestados diferentes tipos de serviço de saúde, como exames de alta complexidade, cirurgias e procedimentos.

Por conta disso, devem contar com espaços para internamento, UTI e CTI, além de todos os equipamentos necessários para funcionar de acordo com as normas.

Diferença de atividades e procedimentos

Em primeiro lugar, a estrutura de um consultório, que se destina a oferecer atendimento ao paciente que o busca para um diagnóstico e para o acompanhamento das questões de saúde., não sendo necessária uma estrutura grande para funcionar.

Já a clínica oferece vários tipos de procedimentos e atividades mais complexas, como de exames de imagem, cirurgias ou pequenos procedimentos que podem exigir, anestesia e acompanhamento de enfermagem.

Por isso a estrutura de uma clínica deve ser maior para comportar as atividades que oferece e os equipamentos necessários para funcionar.

Diferença jurídica

As clínicas e os consultórios médico apresentam diferenças quanto aspectos legais.

Um consultório, de acordo com a lei, pode ser aberto por uma pessoa física. Isso significa que, para o médico atender seus pacientes, basta que ele apresente seu CPF e seu CRM para obter seu registro.

No caso da clínica médica, para que funcione de acordo com a lei, o proprietário deve abrir um CNPJ para poder obter seus registros.

Para que uma clínica possa funcionar, é preciso verificar se a localização para receber liberação da prefeitura para o exercício da medicina nessa escala de complexidade, enquanto é muitos consultórios são em edifícios comerciais.

É necessário também, que seja expedido um alvará de funcionamento pelo seu município atesta a conformidade do estabelecimento com aquilo que é exigido pela cidade para o funcionamento de uma clínica médica. 

Outra exigência para a abertura de uma clínica é a expedição de uma licença sanitária, que é fornecida pela Anvisa, e também a licença expedida pelo Corpo de Bombeiros. 

Em uma clínica são produzidos lixo hospitalar e se faz necessário o recolhimento adequado dos dejetos que são ali dispensados, o que exige também o cadastramento junto ao serviço de limpeza urbana.

Todas essas licenças que listamos exigem renovação anual e, portanto, grande atenção por parte da clínica médica para suas questões jurídicas.

Conte com a Ajuste Contabilidade para ajudar!

Conclusão

Entre as principais diferenças entre uma clínica médica e um consultório médico podemos destacar alguns pontos como a estrutura básica de atendimento desses dois ambientes. 

Enquanto o consultório é destinado ao diagnóstico e acompanhamento clínico, a clínica médica é um ambiente que oferece atendimentos mais complexos, como cirurgias e procedimentos.

A Ajuste Contabilidade é especializada em atender e orientar profissionais e empresas na área de saúde

Faça uma consulta!

Gostou do artigo? Deixe um comentário.

Nos siga nas redes sociais:

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *