Como aumentar o faturamento do seu pet shop

No Brasil, há mais de 70 milhões de cachorros e gatos. Segundo o IBGE, a estimativa é de que 62% das famílias brasileiras tenha um bichinho de estimação em casa.

Esse é um dos mercados que mais cresce no Brasil e se mostra resistente à crise. Com esse crescimento, vem também o aumento da concorrência no mercado pet.

O que fazer para se manter competitivo no mercado?

O pet faz parte da família, e por isso mesmo acaba seguindo o estilo de vida de seu dono.

Um bom exemplo está na alimentação, que cada vez mais busca uma pegada ambiental, com o surgimento das rações veganas.

Consumir ração que levam na sua composição ingredientes de origem vegetal de fabricantes que não fazem testes com animais.

A escolha para seu pet de uma alimentação saudável está ligada ao estilo de vida do dono, que tem haver com saúde, estilo de vida e preocupação com o meio ambiente.

Há uma demanda cada vez maior por produtos personalizados e que tem a cara do dono do pet, que afinal de contas é quem escolhe o que vai ser consumido e usado pelo seu pet.

Dicas para pet shops de bairro:

Como ser forte no mercado?

Observar a concorrência, buscando excelência operacional na sua empresa observando o que aqueles que estão no topo estão fazendo para serem os melhores, e um dos primeiros aprendizados que você pode aplicar é da variedade.

Procure oferecer a maior variedade de produtos. Saia do básico e ofereça esses acessórios que são novidades, fashion. Procure por alimentos naturais, veganos, funcionais e tudo o que esse novo mercado de alimentos pet oferece, pois é uma tendência que está chegando com força.

Ter cuidado como vai dispor, arrumar os produtos na loja. Um exemplo é a ração, que apesar de ser o produto mais vendido, é o que deixa menor margem de lucro.

Que tal colocar no final da loja, para que o cliente tenha que passar por vários produtos atrativos, que são novidade, que chame atenção.

E ao chegar no final da loja, o cliente, acompanhado por um vendedor, que deve ser simpático e gentil, seja surpreendido por novidades, alimentos personalizados.

Ter atenção na gestão financeira do seu negócio, controlar as vendas e o estoque. Mesmo sendo pequeno tem que pensar como um gigante.

Prestação de serviços

Oferecer diversos serviços como: banho, tosa, compra recorrente de vacinas e medicamentos.

Além do investimento em comprar e vender produtos, há o gasto em contratar profissionais qualificados e treiná-los. Caso seu espaço seja pequeno para o serviço de banho e tosa, pode ter um profissional parceiro para realizar o serviço.

Pode ser interessante uma parceria com o médico veterinário, preparado, cometente e de confiança. Essa parceria será uma via de mão dupla, onde ele pode ser indicado pelo pet shop, como também pode indicar aos donos dos seus pacientes (pets), os produtos e serviços do pet shop.

Outro nicho de prestação de serviços são os hotéis e cuidadores de cães. Da mesma forma que manter um banho e tosa pode ser inviável para muitos comerciantes, por falta de espaço, oferecer hospedagem também não é simples.

Porém, há outras formas de você não deixar seu cliente sem uma boa indicação. Você conhece os aplicativos que encontram cuidadores próximos aos donos de pets.

DogHero – Serviços para pets – Apps no Google Play

Atendimento de qualidade

Sua estratégia de negócio deve ter como foco o atendimento. Fazer com que o cliente se sinta confortável, acolhido, e sinta que seu pet shop é completo, oferecendo desde os produtos básicos até o cuidado com a saúde do animal, vai idealiza-lo com certeza.

E fidelidade faz com que o cliente queira voltar, aumentando seu faturamento. Se você quer ser o pet shop escolhido pelo cliente, ofereça motivos, presentes para que ele volte.

Crie um programa de fidelização, onde você vai oferecer pontos para cada compra, que quando atingir um certo número de pontos, pode  trocar por produtos e com mais pontos pode até trocar por serviços. Isso leva o cliente a comprar mais, pois aciona o gatilho da recompensa. Mais pontos vai significar mais trocas.

Investir em treinamento dos funcionários para que vistam a camisa da empresa, estudem sobre os produtos e serviços oferecidos, sejam educados e atenciosos, deixando o cliente como uma boa impressão do seu pet shop.

Caso o dono da loja não tenha funcionário, ele será o vendedor, e precisa conhecer bem sobre os produtos e serviços oferecidos, como conhecer a indicação de funcionalidade de cada um.

Como, por exemplo qual a melhor ração para determinado pet, orientar sobre a vacinação e sua periodicidade.

O importante é dar solução a todas as demandas do cliente, mostrar novidades, dar dicas, informar sobre os colaboradores, e encantar para que ele queira comprar mais, e ainda quere voltar.

Ter produtos de nicho (diferenciados)

Apostar em novidades, diferenciadas, os produtos de nicho provocam interesse e curiosidade nos clientes. Um exemplo são alimento diferentes, como rações veganas, brinquedos educativos, brinquedos fabricados com materiais atóxicos, roupas personalizadas ou que utilizem material reciclável.

Cada vez mais existe uma preocupação das pessoas com o meio ambiente, fazendo parte do seu estilo de vida e de sua escolha de consumo, o que passa a refletir também no estilo adotado para seus pets.

Promover eventos e feiras

Os eventos de adoção de pets, são uma forma de atrair clientes e passar uma imagem positiva.

Buscar parceria com Ongs e realizar esses eventos na sua loja. Convide clientes, divulgue em redes sociais, chame atenção para esse evento tão especial.

Dar um registro de adoção e uma carteira de vacinação personalizada para o pet adotado.

Dê algum mimo, que pode ser um produto, um serviço de graça, ou ainda pontos no cartão de fidelidade, para valorizar esse gesto tão especial, que adotar um pet, mostrando ao cliente o acolhimento e o quanto essa atitude dele tem valor.

Acolher a causa, e além dos eventos, criar campanhas de adoção, divulgando fotos nas redes sociais dos animais que estão a espera de um lar, contar a história deles para atrair pessoas que queiram se solidarizar e adotar um pet.

Outro evento seria Dia da vacinação, para colocar as vacinas em dia, buscando patrocínio de marcas de produtos e vacinas, para o evento. Divulgar produtos novos, ter adestradores com brincadeiras.  A ideia é oferecer um dia divertido para donos e seus pets. Uma boa forma de atrair aquele cliente que ainda não conhece a sua loja.

Gostou do artigo? Deixe um comentário.

Nos siga nas redes sociais:

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *