|

Por que abrir uma conta no nome da empresa?

Abrir uma conta bancária para pessoa jurídica, impede que se tenha confusão entre o patrimônio da empresa e o do sócio, separado as despesas.

A abertura da conta é feita com o CNPJ da empresa, aberta pelo sócio ou seu representante legal.

Sendo obrigatório fazer uma conta Pessoa Jurídica, mantendo uma escrituração contábil correta, dentro da legalidade.

SEPARAR DESPESAS PJ DE PF?

Acontece mais do que se imagina, casos em que os sócios acabam misturando gastos pessoais na conta da empresa.

Vamos imaginar um sócio que viaja de férias e se utiliza do cartão coorporativo da empresa, ocasionando uma confusão patrimonial, trazendo uma perda de proteção dos bens dos sócios, que podem sofrer ações judiciais.

Afim de evitar isso, em 20 de setembro de 2019, entrou em vigor a Lei nº 13.874. Ela nos permite entender o que é considerado confusão patrimonial e desvio de finalidade.

Art. 50 desta lei:

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

QUAL IMPORTÂNCIA DE TER UMA CONTA PJ

*MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA E CRÉDITO

Receber e fazer pagamentos, em relação venda e compra de produto e serviços, em uma conta própria (PJ).

Ter acesso a linhas de crédito para empresas.

*PROCESSOS E COBRANÇAS JUDICIAIS

Com a conta PJ, a dependerdo tipo de empresa, seus bens pessoais não irão responder a uma ação judicial que está em nome da empresa.

*ORGANIZAÇÃO NO CONTROLE DOS DOCUMENTO E NO CAIXA DA EMPRESA

Com a conta PJ, você consegue ter o controle do fluxo da movimentação da empresa, tendo uma melhor gestão do caixa, o que auxilia no seu planejamento financeiro.

CONCLUSÃO

Quando a empresa separa as contas da pessoa física e da pessoa jurídica, através da abertura de uma conta PJ e sua utilização destinada somente a empresa, os sócios conseguem blindar seu patrimônio pessoal, de responder a processos e cobranças da PJ.

Com isso a empresa se torna mais organizada diante do mercado, conseguindo fazer uma contabilidade correta e um planejamento seguro para o futuro.

Gostou do artigo? Deixe um comentário.

Nos siga nas redes sociais:

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *