O que é o cnae? Entenda como classificar sua empresa
CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e serve para enquadrar a atividade que sua empresa pretende exercer a um código específico.
Ele é usado para qualquer atividade econômica que produz bens ou serviços, identificando o produto fabricado, a mercadoria vendida ou o serviço prestado.
Essa escolha é do código é obrigatório para as pessoas jurídicas, autônomos e organizações sem fins lucrativos.
Para tirar o CNPJ e funcionar como pessoa jurídica, será necessário definir o CNAE, pois esta classificação vai determinar os impostos pertinentes a sua atividade.
O objetivo do governo, é ter uma melhor gestão tributária, e também poder fiscalizar possíveis fraudes relacionadas ao pagamento dos impostos.
Garantindo o pagamento correto dos impostos, as obrigações acessórias a serem enviadas, a possibilidade de se beneficiar de incentivos fiscais de acordo com a atividade, bem como seu enquadramento tributário e sindical.
A empresa pode ter mais de uma atividade com diferentes classificações. Exemplo: presta um serviço, mas também vende determinada mercadoria.
COMO ESCOLHER O CNAE
Escolher o CNAE certo para sua empresa, deve ser feito com a ajuda de um contador, que de posse da informação de qual a atividade que se pretende, para a escolha do código correto
Na tabela do cnae existe diversas atividade econômicas primárias e secundárias.
Com isso em mãos, é possível fazer uma busca por palavra-chave ou código do ramo do negócio para escolher assim a seção, divisão, grupo e a classe que a empresa melhor se enquadra diante do exercício prestado.
Para conferir o código na tabela, basta acessar a CNAE-Fiscal pelo site www.cnae.ibge.gov.br, onde poderá encontrar todos os códigos para as diversas atividades econômicas.
IBGE – CONSULTA CNAE
A consulta pode ser pelo nome da ATIVIDADE. No caso coloquei consultório médico.
Também pode se fazer a consulta pela ESTRUTUA.
Determinado o CNAE,pode ser dado início ao processo de abertura de da empresa na Junta Comercial.
Gostou do artigo? Deixe um comentário.
Nos siga nas redes sociais: