Faturamento é lucro?
Faturamento é a quantidade de dinheiro que entrou na empresa em um determinado período, resultado da venda de produtos ou serviços. Ou seja, é a receita bruta da empresa. É um importante indicador de crescimento.
Também é a base para o cálculo dos tributos como: PIS, COFINS, IRPJ, CSSL, ICMS, e outros.
Já a Receita, é a soma de todos os valores que entraram na empresa naquele período. Podem ser vendas da operação direta – o faturamento – somado com receitas não operacionais, como juros recebidos ou até mesmo valores provenientes da venda de um ativo, como um imobilizado (máquina ou equipamento).
O Lucro, é o valor que sobra após a empresa diminuir todas as despesas e custos.
Seria como exemplo, o valor das receitas menos os custos com a produção, folha de pagamento, impostos, entre outros.
FATURAMENTO é a soma das notas fiscais de vendas ou prestação de serviços. RECEITA é o faturamento + todos os valores que a empresa recebe nas suas operações financeiras LUCRO é a receita – custos e despesas Despesas são gastos ligados a estrutura gerencial da empresa, Como a áreaadministrativa, comercial e financeira. As despesas não fazem parte dos processos produtivos, comercial ou de prestação de serviços. Elas fixas e variáveis, operacionais, não operacionais e pré-operacionais. Como os gasto com aluguel, comissões, impostos, internet, propaganda, energia, salários e encargos. |
Custos fixos são gastos que, em geral, não variam de acordo com a produtividade do negócio. Exemplo: o aluguel, internet e a folha de pagamento, e não varia de acordo o movimento da atividade da empresa.
Custos variáveis são gastos que mudam de acordo com a produção e vendas de produtos e serviços, pois eles estão diretamente ligados a atividade da empresa. Exemplo: comissão, embalagem, gasto com mão-de-obra temporária, gasolina, etc.
Lucro bruto é a diferença entre o faturamento do período e os custos variáveis. Já o lucro líquido subtrai a soma de todas as despesas (fixas, variáveis, impostos e afins) do faturamento. É o valor que sobrou na conta da empresa e pode ser aplicado em investimentos e no desenvolvimento do seu negócio.
O empresário deve lembrar de que o faturamento não é o lucro, e de ter cuidado para não gastar mais do que ganha.
Gostou do artigo? Deixe um comentário.
Nos siga nas redes sociais: